Exportação e importação ajudarão na recuperação da economia brasileira

Exportação e importação ajudarão na recuperação da economia brasileira

O comércio de importação e exportação desempenhará um papel importante na recuperação econômica do Brasil. Com o resfriamento da demanda interna, o mercado internacional é fundamental para a revitalização da indústria nacional, fator determinante para a geração de emprego e renda.

A participação atual do Brasil no comércio internacional não condiz o tamanho de sua economia. O país é a nona maior economia do mundo de acordo com o PIB nominal, mas apenas a 25ª maior em termos de exportações e importações de comércio de mercadorias.

Apesar do envolvimento substancial do Brasil em acordos comerciais regionais, seus vínculos comerciais com países fora da América Latina são moderados. Além disso, os acordos comerciais existentes se concentram principalmente na eliminação de tarifas.

Reforçar o comércio fortalece a vitalidade e o dinamismo de uma economia. Para nos estabelecer em um novo caminho de crescimento econômico, é obrigatório priorizar as iniciativas já em andamento e implementar novas políticas para enfrentar os desafios que produzem o denominado “custo do Brasil”.

Mais importante ainda, deve-se reconhecer que o comércio é um elemento essencial e permanente da estratégia de desenvolvimento do país, independente de fatores intermitentes. Essa visão deve ser compartilhada por todos os setores da sociedade brasileira, não só o governo, como também o setor privado e a sociedade civil. Ao tomar estas medidas, será possível garantir um futuro de desenvolvimento e crescimento econômico sustentável para o país.

Sobre o Autor

JN Criações

Sem Comentário

Deixe uma resposta